Dia da consciência negra : homenagem a Toussaint Louverture

B-96 cu00F3pia LIGHTA homenagem da IPB ao dia da consciência negra vai ao líder haitiano Toussaint-Louverture (1743-1803), cujo retrato ao lado, de autoria desconhecida, pertence ao acervo do Templo da Humanidade.

Toussaint faz parte dos grandes personagens da Humanidade que Comte recomendava integrar ao seu calendário positivista, no mês consagrado à “Política moderna”. Ex-escravo, ele liderou a revolta dos escravos na chamada Revolução Haitiana, em 1791, e tornou-se mais tarde governador da ilha, sendo o primeiro negro a atingir tal função em uma colônia. Na época, a ilha de São Domingos (onde fica a atual Haiti) era a mais rica colônia do ocidente.

A escravidão foi abolida na colônia francesa em 1794, sob influência dos ideais da Revolução Francesa… porém restituída por Napoleão Bonaparte em 1802. Neste ano, Toussaint foi capturado, exilado e preso no Castelo de Joux, na França, onde morreu de frio e doença. Um ano após sua morte, Haiti conquistou sua independência, tornando-se a primeira república negra independente do mundo. A França só aboliu definitivamente a escravidão em 1848.

A causa abolicionista foi uma das principais pautas dos positivistas ortodoxos no final do século 19; a posse de escravos era inclusive incompatível com o exercício de qualquer função dentro da Igreja Positivista do Brasil. Esta é uma provável explicação para a presença do retrato no acervo.


Anúncios
Esse post foi publicado em Outros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s