Um reconhecimento internacional para os acervos da IPB

IPB a-8

Reunião com a equipe de especialistas envolvidos na candidatura da Igreja Positivista do Brasil ao Programa Memória do Mundo, da Unesco, no pórtico do Templo da Humanidade.

Em maio passado, o Inepac trouxe à Igreja Positivista do Brasil um convite estimulante: a proposta de concorrer ao Programa Memória do Mundo, da Unesco, que tem por finalidade  identificar conjuntos documentais com valor de patrimônio da humanidade, para inseri-los no Registro Internacional de Patrimônio Documental.

IMG-20150702-WA0001

Equipes do Museu Casa de Benjamin Constant e do Inepac analisam folhetos publicados pela IPB desde sua fundação, em 1881.

Museólogos e estagiários do Iphan, do Inepac, do Ibram e da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SMU) abraçaram a causa e estão auxiliando a IPB a determinar o conjunto a ser apresentado a este edital. A iniciativa está permitindo o arrolamento de uma parte das publicações da IPB, e sua catalogação no sistema de acervos da SMU.

Os acervos brasileiros selecionados pela Unesco serão divulgados até o dia 13 de outubro de 2015, após dois meses e meio de avaliação das candidaturas. Mas qualquer que seja o resultado, a iniciativa já permitiu um passo vitorioso em direção à identificação e à conservação dos acervos da IPB.

Anúncios
Esse post foi publicado em Outros, Relíquias do Templo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Um reconhecimento internacional para os acervos da IPB

  1. Pingback: Acervos da IPB recebem chancela da Unesco | Blog da IPB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s