Acervos da IPB recebem chancela da Unesco

Generated on July 15, 2015, 8:50 pm  Generated on July 15, 2015, 8:58 pm  Generated on July 15, 2015, 9:05 pm
Capas de folhetos impressos pela Igreja Positivista do Brasil

Esta semana, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWBrasil) anunciou a lista das 10 candidaturas brasileiras aprovadas para inscrição no programa de mesmo nome, cuja finalidade é promover acervos bibliográficos ou arquivísticos com valor de patrimônio documental da Humanidade.

A Igreja Positivista do Brasil, a convite do INEPAC, concorreu ao edital com um conjunto de publicações produzidas pela IPB entre sua fundação (1881) e meados do século XX, e apresentado sob o título “República e Positivismo: A Produção Intelectual da Igreja Positivista do Brasil”.

O extenso material selecionado para o programa abrange as mais diversas temáticas (abolição da escravatura, constituição brasileira, laicidade, liberdade religiosa, direitos civis, educação e saúde pública, legislação trabalhista…), discutidas à luz da doutrina de Comte. Ele ilustra a maneira como o ideário positivista alimentou o debate político e intelectual em um momento decisivo de formação da nação brasileira, contribuindo na organização e na definição dos alicerces da República do Brasil.

Trata-se de um registro excepcional da irradiação do positivismo em território nacional. O reconhecimento de seu grande valor documental representa um passo importante para a IPB, cujos esforços têm se concentrado na preservação, restauro e divulgação destes acervos, em estado de conservação precário desde o desabamento do telhado de sua sede, o Templo da Humanidade, ocorrido em 2009.

A lista das candidaturas selecionadas se encontra neste link.

O histórico desta iniciativa pode ser lido aqui.   

Anúncios
Esse post foi publicado em História da República, Relíquias do Templo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s