“Paris Face Cachée” revela Capela positivista brasileira

Durante este final de semana, a Mairie de Paris, em parceria com a IPB, promove visitação de capela positvista brasileira situada no bairro do Marais.

Ao longo dos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, os parisienses são convidados a descobrir a capital francesa percorrendo 120 roteiros inusitados. A Chapelle de l’Humanité, capela construída em 1903 pela Igreja Postivista do Brasil, integrou um dos roteiros. Neste sábado, 80 pessoas compareceram no local e assistiram à leitura, por um casal de atores, de trechos da correspondência trocada por Auguste Comte et Clotilde de Vaux no ano de 1845-1846. O evento retoma no domingo, também em duas apresentações para 80 pessoas com entrada já esgotada.

É a segunda vez que a IPB fecha parceria com o “Paris Face Cachée” – a primeira foi em 2013. A Chapelle de l’Humanité é tombada pelos serviços do patrimônio francês. Embora tenha sido pouco usada como local de pregação, ela desperta grande interesse nos franceses pois trata-se do último templo positivista remanescente na Europa, continente no qual a Religião da Humanidade teve significativa expansão ao final do século 19. A Capela foi instalada pelos positivistas brasileiros, já no início do século 20, no prédio onde teria morado Clotilde de Vaux, a mulher que inspirou em Comte a elaboração da Religião da Humanidade.

A Chapelle de l’Humanité fica no 5 rue Payenne, 75003, Paris. A visitação em tempo normal se faz após agendamento prévio junto ao museu da Maison Auguste Comte.

La Maison d’Auguste Comte
10, rue Monsieur Le Prince
75006, PARIS
01.43.26.08.56
augustecomte@wanadoo.fr.

Anúncios
Esse post foi publicado em Outros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s