Sobre a IPB

A Igreja Positivista do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro por Miguel Lemos, em 1881. Seus membros exerceram forte influência na vida política nacional, e tiveram participação determinante na implementação do sistema republicano brasileiro.

Miguel Lemos

Miguel Lemos foi o fundador da Igreja Positivista do Brasil

Entre seus adeptos ilustres constam Raimundo Teixeira Mendes, idealizador da bandeira nacional, Benjamin Constant, fundador da República Brasileira, ou ainda o Marechal Rondon, responsável pelo mapeamento do interior do Brasil e pelo primeiro Serviço de Proteção aos Índios (hoje FUNAI).

A Igreja Positivista do Brasil tem sua sede, desde 1897, no Templo da Humanidade, no Rio de Janeiro. Os cultos e cerimônias positivistas foram celebrados neste local até 2009, ano em que o desabamento do telhado, atacado por cupins, levou à interdição do imóvel pela Defesa Civil.

A igreja é alvo de um amplo projeto de restauro e revitalização que o presente blog se propõe a acompanhar, apresentando detalhes do projeto, divulgando suas atividades e convidando a comunidade de interessados na preservação da memória do Positivismo a participar.


Anúncios